sexta-feira, 12 de maio de 2017

DOCES CASEIROS

Forno de lenha
Uma prática que vai aos poucos desaparecendo no tempo, é a fabricação de doces caseiros. A industrialização destes produtos foi pouco a pouco destruindo com esta tradição familiar de fazer seus próprios doces com receitas passadas de mãe para filhas, algumas como segredos conhecido apenas por membros da família. 
Tacho de Cobre


Um exemplo disso era o Bolo Sousa Leão, iguaria conhecida apena em Pernambuco, servido na casa da citada família. Hoje de domínio público, num tempo em que “vazamento” era apenas coisa de receita de bolo.

Produção
Visitando Viçosa do Ceará encontramos Dona Cilene, uma simpática doceira, que no quintal de sua casa fabrica doces artesanais com técnicas caseiras para comercialização no município. Utiliza frutas na sua maioria colhidas no seu pomar e tratadas manualmente. A fervura é feita em tachos de cobre, tínhamos um destes lá em casa na minha infância que hoje guardo como objeto de decoração, o fogão de lenha garante a temperatura ideal para deixar o doce no “ponto” de ser consumido.
Frutas

Lenha para o fogão
Na fachada da casa, uma construção humilde na periferia da cidade está escrito: Doces Caseiros. A entrada é feita pelo oitão, este dá acesso a área de fabricação dos doces. Dona Cilene também se fabrica licores de excelente qualidade, outra tradição familiar.
É grande a variedade de doces, doce de leite, incluindo o de caroço, goiaba, jaca, maracujá, coco, buriti, carambola, bacuri, e outros, a depender da safra.


Críticas e comentários. Enviar para voteespiaso@gmail.com


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...