quinta-feira, 20 de junho de 2019

Nas Águas do Rio São Francisco

O meu primeiro contato com o Rio São Francisco foi procurando as pegadas do Capitão Virgulino Ferreira vulgo Lampião. As cidades de Jeremoabo, Poço Redondo e Canidé do São Francisco eram recheadas de histórias sobre o Rei do Cangaço. 
Por lá se conseguia chegar a famosa Grota de Angicos última parada do grupo de Lampião. Piranhas dos anos oitenta era uma cidade abandonada, decadente, a Estação de Trens em ruínas, nem sombra do que é hoje, uma cidade totalmente tombada pelo Patrimônio Histórico, limpa, e organizada para receber turistas de qualquer parte do mundo. A velha Estação, hoje transformada em Museu, hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos, restaurantes com cardápios de dar água na boca principalmente se tratando de peixes de água doce e crustáceos.
A noite a praça principal é uma festa que inclui música ao vivo todos os dias com forró pra ninguém botar defeito. Mas o melhor mesmo fica para os olhos, para qualquer ponto que dirigimos o olhar vemos um verdadeiro cartão postal. O Rio margeando a cidade com suas águas claras nos dão a impressão de que estamos no paraíso.

Pelo Rio duas trilhas devem ser percorridas. A chamada trilha do Cangaço, descendo no sentido da foz. Nas margens um convite ao banho e aperitivos nos bares e restaurantes ribeirinhos. A segunda trilha nos leva aos Cânions, a parte mais funda onde cidades inteiras foram submersas pela construção das barragens de Paulo Afonso e Xingó.
Participei de uma experiência inesquecível que foi viajar durante quatro dias de barco pelo leito do Rio partindo da cidade de Penedo até Piaçabuçu onde o São Francisco deságua no Oceano Atlântico num verdadeiro labirinto de manguezais com flora e fauna típicas da região.
Este ano resolvi matar a saudade do Velho Chico retornando pela terceira vez a 
Piranhas, com o único objetivo de desfrutar da sua beleza, rever a grandiosidade deste Rio tão generoso para o Nordeste e hoje mais que nunca, através da transposição ajudando a minimizar a seca desta terra necessitada de água, graças a ação do Presidente Lula.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...